giovedì 6 gennaio 2011

Medir o vento de Salento Lecce

Medir o vento de Salento Lecce


Antonio Bruno *



Salentu lu, Sule lu, lu e jentu mar, que traduzido significa: O Salento, o sol, o mar eo vento. Já o vento! Mas o quê? Você já imaginou? E você que possui um pedaço de meio ambiente e da paisagem rural de Salento, Lecce que lhe interesse saber o que o vento?

O vento é o movimento horizontal de massas de ar e é gerado pela diferença de pressão atmosférica em uma direção horizontal. Eu sei, você está perdida, Aspe, não mude a página que eu vou explicar. Nós todos falamos a mesma língua, mas há dottoreagronomichese que é uma linguagem que os agrônomos foram inventados para entender uns aos outros e não se fazer entender pelos outros. Mas eu, você sabe, você traduzir tudo! Estas palavras significam que o sol aquece a superfície da Terra, que aquece o ar que é contado. O ar quente sobe porque é mais leve, mas o ar frio desce e, em seguida, criar correntes de ar ... ou o vento! Simples não? O vento faz, junto com o movimento das massas de água, o reequilíbrio do balanço de energia do planeta Terra! As várias regiões da Terra estão submetidos à pressão atmosférica diferente: quanto mais o ar é pesado, maior será a pressão atmosférica. A pressão, por sua vez, depende da temperatura e umidade. Se a temperatura sobe, a pressão diminui, se ele vai para baixo, a pressão aumenta. Se a umidade aumenta o ar fica mais leve, mas se ele cai, o ar fica pesado.

As massas de ar tendem a se mover de áreas de alta pressão para as de baixa pressão. Estes movimentos de ar são precisamente os ventos, devido às mudanças na umidade e temperatura.

Os ventos são importantes para muitos aspectos do clima agro são responsáveis pela circulação de umidade e do calor entre os vários pontos da terra, acentuando a evaporação, o que significa que as culturas de Salento exigem mais água de irrigação, causando erosão do vento, o que significa que sua força de conformação mecânica a terra e mudar o equilíbrio de radiação.

Mas podemos calcular o vento?

Claro que pode! Para rimar é preciso saber que a velocidade do vento que descreve a velocidade média da massa de ar movendo-se em um determinado período de tempo. Depois, há a grandeza SHOWS vento que descreve o movimento de massas de ar durante o dia e, finalmente, a direção do vento, indicando a direção a partir do qual a massa de ar e, portanto, indica as principais características.

O vento é um fator importante na produção de Salento influência Lecce agrícolas. Um pequeno ventilador é sempre favorável à vegetação, enquanto ventos fortes e constantes podem causar sérios danos.

Na presença de vegetação vento persistente induzida é aumentar xeromorfici alguns personagens como a redução da área foliar, a colheita eo hábito compacto, aumento da transpiração, muitas vezes não é compensada pela absorção radical.

Nesta situação, na prática, é criar estresse hídrico.

Aqui, é conveniente tomar medidas de ventos e correntes de ar que é

realizadas com instrumentos de precisão chamado anemômetros.

Eu proponho que você faça as medições simples e útil na pesquisa de campo, e por esta razão eu sugiro que você use um ferramentas mais simples que você pode facilmente fazer com suas mãos, e eu garanto que você seja tão confiável para os valores que permite a .

Para fazer o seu medidor de vento que você começa um cabo de vassoura de madeira, 35 cm de fio, uma placa de madeira de 30 x 20 cm x 2, três parafusos, um pingue-pongue, um isqueiro, um transferidor, uma linha, um marcador preto, um carro, um notebook, uma bússola.

Com a ajuda de um transferidor e uma linha marcada sobre a mesa, colocando a zero graus no lado longo no lado esquerdo e 90 ° ou noventa graus sobre o lado mais curto do lado direito.

Aperte o parafuso na parte superior esquerda acima do zero e 1 cm do topo.

Reduzir para metade a bola de pingue-pongue, infilzatela feita com arame incandescente com o isqueiro.

Conecte o cabo à meia-esfera, para que o olhar côncavo para o lado mais comprido, direito, do comprimido.

Prenda o fio no parafuso mesmo, de tal forma que permanece vasta gama de movimento.

Aparafuse o comprimido para o cabo de vassoura com os dois parafusos.

A velocidade do vento é medida através da colocação do cabo de vassoura no chão, verticalmente, de modo que a bola indicando a zero e ligar a ferramenta, até encontrar o local onde o registro de meia bola, o que for maior, esse valor será

uma medida indireta mas é representativo da velocidade do vento.

Se você deseja dimensionar o instrumento em km / subida h em um carro e mantenha o anemômetro para fora da janela com uma meia-esfera apontando na direção da máquina, peça ao motorista para começar a se mover muito lentamente e para declarar a velocidade em km / h , marcada em um caderno quantos graus você mover a bola em velocidade

máquina. Em baixo da taxa horária também sull'anemometro. Com esta ferramenta, você pode avaliar onde sopra o vento: basta uma bússola com base na redução do comprimido, a fim de identificar os pontos cardeais de origem.

Aqui você só tem que construir sua anemômetro e vento medida!



* Engenheiro Agrônomo (especialista nas áreas urbanas e regionais de diagnóstico intitulado International University Mestrado em Diagnóstico IMD Urbano Regional e Urbano e Territorial Diagnostics).



Bibliografia



Ardito Desio, Geologia Aplicada

Bonciarelli F., 1998. Agronomia, Edagricole

projetos financiados pela UE com a ajuda da Comissão Europeia Interreg IIIB CADSES "Gestão e Desenvolvimento Sustentável da protegida das águas de transição (TWReferenceNET)"

La Marca, O. (Univ. Firenze (Itália). Departamento de Tecnologias Florestais e Ambientais).

Reunião sobre a história ea cultura da floresta Vallombrosa italiano. Vallombrosa, Florença (Itália), 12 de novembro de 2004. 3 tabelas, gráficos 4, 10 ref.

Floresta Montana e Itália ISSN (Itália): 0021-2776 (Março-Abril 2005) v. 60 (2) p. 193-202.

florestas protegidas, os danos da geada, ventos, Dendrometria, o corte seletivo de árvores, distribuição espacial e área total (área), a população florestal Toscana. K70, K10. AGRIS,

Estudos e pesquisas sobre os danos da neve e do vento na floresta de Vallombrosa [Toscana]

Nessun commento:

Posta un commento