domenica 21 novembre 2010

Violaram o Lecce e Salento desenvolvimento chamado

Violaram o Lecce e Salento desenvolvimento chamado


Alberto Bruno e Antonio Cortese * **

-----------------------------

Em 18 de novembro de 2010, o sul seção de Salento Itália organized'hotel Nostra Terminal em Marina di Leuca uma interessante conferência intitulada "Ordenamento da paisagem de destruição em Salento, restauração e naturalização."

Ela foi uma oportunidade para reflectir sobre como se proteger e valorizar a paisagem de Salento, Lecce e fornecer informações sobre o que foi feito por estupro e destruir. Uma nota amarga, porém, por uma esperança que através de uma proposta que prevê a atribuição de decisões de uso da terra para o povo.

------------------------------

Depois de Santa Maria di Leuca é só em África! Leuca é certamente um dos mais populares de Salento, em Lecce. Dois mil anos atrás era o porto antigo de quem cruzar o canal de Otranto para viajar ao longo das rotas que levam à Grécia e destinos mais distantes.

Neste canto remoto da Europa é Punta Melis, aqui os romanos fizeram um templo dedicado a Minerva, então eles se tornam um santuário cristão. Esta igreja, hoje a Basílica, tem sido reverenciado há séculos por peregrinos de toda a Europa que iria nessas terras distantes ao longo das rotas estabelecidas pela sagrados caminhos religiosos, como o Francigena.

É neste belo cenário que quinta-feira 18 de novembro de 2010 às 16:30 Conference Hotel terminal foi realizada em "A propriedade Salentino Paisagem público ea riqueza de salvare.RIQUALIFICAZIONE PAISAGEM SALENTINO restauração entre a destruição ea naturalização", organizado pelo presidente Nossa o mais ativo da Itália, Marcello Seclì.

As intervenções foram as mais importantes especialistas do setor técnico, que informam sobre o assunto de forma científica.

As relações-chave são dignas de nota foram designados para o prof. Aldo Rossi, Loris (Arquiteto - Cidade Planner), prof. Silvano Marchiori (professor de Botânica Sistemática na Universidade de Salento), Salvatore arquiteto Mininanni (arquiteto - urbanista) e, claro, o excelente Marcello Seclì.

A conferência tem lugar na terra extrema de Salento, Lecce, cujo território foi violado nos últimos anos de especulação imobiliária que afetou grandes áreas da zona costeira, a mesma especulação que tem impiedosamente Strup interior resultou na destruição, em muitos casos, áreas inteiras da paisagem. Basta olhar para o enorme desenvolvimento nos últimos anos que tiveram os estabelecimentos balneares que em muitos casos, de acordo com Marcello Seclì produziram alteração irreversível do litoral arenoso.

O Presidente Marcello Seclì em seguida, lança um alerta dramático sobre o vento selvagem que é típico dos últimos anos e que nos próximos meses vai ver a localização dos mais de mil turbinas eólicas, elevando-se acima de 100 metros, ao longo de 40 estações de biomassa, levar a um impacto muito forte sobre o ambiente que irá prejudicar o imenso património natural e paisagístico de Salento, em Lecce, bem como para determinar com absoluta certeza, afetam a saúde dos cidadãos desta terra. E então como é que o Conselheiro Regional da Agricultura Recursos Dario Stefano Niki Vendola com o governador para apoiar as diretrizes do desenvolvimento da Puglia são o turismo ea agricultura? Mas aqueles que vêm especificamente para Puglia Lecce e em Salento pôr em perigo a sua saúde? Talvez você está lendo que eu deveria fazer uma pequena riflessioncina ... certo?

Bom Seclì então recordou a concretagem de grandes áreas de Salento Lecce que não são regulamentados, quer a nível regional, nem mesmo na província.

No Salento Lecce diz Seclì, todos nós podemos ver as pedreiras para a extração de materiais de construção que têm produzido um efeito significativo sobre as terras em redor hidrogeológicas que estão enfrentando problemas de abastecimento de água deficiente.

Loris Prof Aldo Rossi em uma entrevista em vídeo destaca o enorme potencial do Salento Lecce como lugar central no Mediterrâneo, que podem desempenhar um papel importante no intercâmbio comercial e as relações culturais entre a Europa e os países que fazem fronteira com o Great Salt Lake.

O erro está sendo feito hoje é considerar que parte do território italiano e de outras áreas suburbanas adjacentes, em comparação com países como a Alemanha, França, Áustria e norte da Europa, para o qual têm pouco acesso aos recursos económicos a Europa.

É, portanto, de vital importância para começar a olhar para o Lecce Salento por aquilo que é, o coração do Mediterrâneo deve recuperar esse papel que ocupou historicamente, que é o berço da cultura e centro de comércio entre o Oriente eo Ocidente através da moderna corredores pan-europeus VIII .

O desenvolvimento do plano de Salento Lecce, de acordo com o professor Aldo Rossi, Loris, apresenta uma série de problemas tais como a urbanização generalizada que reúne em um espaço confinado, no entanto, muitos municípios são administrados por meio de projetos que podem transformar, neste caso, o de Salento, Lecce, em uma única verdade, a área urbana integrada. É por isso que ela precisa ver o Médicos da Terra, os agrônomos, os únicos com as habilidades da paisagem rural em condições de colaborar com arquitectos e engenheiros, como tal, informou estudioso dall'insigne é o resultado da visão (visão) de último.

Prof Silvano Marchiori, professor de botânica da Universidade de Salento, ilustrada através de uma série de slides com as consequências simbólicas da intervenção do homem mau tem produzido no território de Salento, Lecce nos últimos 50 anos.

Evidente é o estado das costas, violada durante décadas pela especulação que levou à criação de residências diretamente atrás das praias e cristas rochosas. Na costa do mar Jónico, por exemplo, estamos testemunhando o desaparecimento das praias e all'arretramento, um fenômeno que está diretamente relacionado com a alteração das dunas para trás, a destruição dos canos e, em muitos casos a alteração da zona húmida situada atrás das dunas para a «hinterland que desempenha um papel fundamental no escoamento de águas pluviais e, ao invés, uma vez transformada em estacionamentos, levando à diminuição do equilíbrio e da destruição das dunas si.

Sem mencionar que do Mediterrâneo, na costa do Adriático foi reduzido a uma frequência mínima de uma pastagem prolongado e intenso, que resultaram no desaparecimento dessas plantas e exposto a rocha que, agora, estar exposta aos ventos e mares sofre com a erosão que em certos momentos, talvez como resultado de fortes chuvas, produziu o colapso repentino e vertical das cristas de rocha total. Outro problema é encontrado no interior, onde o cultivo de oliveiras é ameaçado uso irresponsável de pesticidas e herbicidas que, além de poluir o aqüífero abaixo, têm levado ao desaparecimento de muitas espécies de plantas e animais, destruindo a biodiversidade dos grandes parte do território de Salento, em Lecce. A proposta do professor é a implementação de intervenções orientadas para restaurar a biodiversidade típica do Lecce Salento.

O arquiteto e urbanista Mininanni destaca a importância de sensibilizar as pessoas para a protecção do ambiente, reconhecendo também que a paisagem como um lugar de vida em uma comunidade, inevitavelmente, passa por processos de transformação do ser humano e muitas vezes destrutivo e não integrado. Ele também fala de SS275 e da inutilidade do mesmo só para ganhar 5 minutos pela manhã para viajar para o local de trabalho. Em seguida, apresenta o projecto relativo à Alliste onde uma transformação está ocorrendo na área científica tentando integrar as pessoas eo ambiente para a perfeição de deixar a costa clara de projetos de construção e móveis da linha da costa de uma centena de metros para o interior. Ele aponta a futilidade da vida perto do mar, devido à incompatibilidade evidente entre a erosão costeira natural e da vontade do homem de viver em custos de segurança. Seu projeto é uma tentativa de recuperar o meio ambiente, mas não para restaurá-lo, uma tarefa que não faria sentido por causa da incapacidade de reconstruir o passado histórico de uma paisagem. As áreas em que foram tomadas medidas foram demolidos, no sentido de que acredita que as pessoas ali presentes para movimentar ainda mais a montante em relação ao litoral e os edifícios e ruas foram demolidas para dar lugar à renovação de áreas caracterizadas por áreas verde, cheio de plantas típicas dos quais foram colocados em contato direto com o litoral, procurando desta forma para recriar as condições da paisagem, há 50 anos. O projeto, testado nesta fase inicial, será repetido em outras partes da costa, nos próximos anos.

A conclusão é evidente que a leitura de um território deriva de várias habilidades e sensibilidade, pois tal leitura até à data tem sido confiado apenas aos engenheiros e Archietti houve conseqüências que seus próprios colegas tem significado nesta conferência. Além disso, há a necessidade de envolver o público em todas as decisões devem ser tomadas sobre a alocação de território. Para isso deve ser, a partir de agora, pôr em prática o planejamento participativo como ferramenta para a reabilitação e planejamento da cidade e da terra de uma forma ambientalmente amigável, a criação de matrizes aparecem quando "lugar", "povo" e trabalhar ".







* Engenheiro Agrônomo arqueólogo **

Nessun commento:

Posta un commento