domenica 5 dicembre 2010

Agora, quem paga? Os benefícios da recuperação del Salento Lecce

Agora, quem paga? Os benefícios da recuperação del Salento Lecce


Antonio Bruno *

----------------------------------

Durante a inundação ocorreu na região de Salento Lecce, em Novembro de 2010, a Defesa Civil, bombeiros, técnicos municipais, forças policiais intervieram imediatamente. Mas quando o céu ficou claro de novo ea luz brilhante do sol iluminou a área de cidadãos saíram às ruas para olhar os danos às suas casas. Como o senhor que tem levantado o portão de sua garagem e olhando sob água e lama disse: "E agora quem paga? Para evitar danos é a ação de Reclamação explicado nesta nota

------------------------------



"Uma cidade sobre uma rocha seca, uma pequena mas bem-ordenada, é maior do que a Nínive caótica" (Phokylides de Mileto, no século VI. VI aC, fr. 4).

O sol ea chuva, enfim, o clima, têm um papel importante nas vidas de homens e mulheres, de modo que esses fatores também são refletidas na arquitetura e urbanismo desde a época dos antigos gregos e romanos.

E se a área em que habitamos, para cultivar e viver. depressão foi invadida pelos pântanos de água estagnada? Nesse caso é necessário a recuperação que tem afetado os seres humanos desde tempos imemoriais. Mas o que é a correção?

"Para limpar queremos dizer que a concepção, implementação, manutenção e operação da rede hidrográfica, fabricação, instalações, escavação e de elevação, que se destina a proteger as áreas urbanizadas e de produção - que estariam sujeitos a inundações ou deslizamentos de terra hidrológico - e tornar as terras aráveis por meio da irrigação. O trabalho de recuperação é, portanto, duas funções que são integrados em um delicado equilíbrio, por um lado é colocado sobre a conservação da terra, recuperação do outro permite o desenvolvimento racional do que é estritamente para fins agrícolas é produtiva "(Lenzi , 2001, p.4).

Com a implementação da recuperação de terras no século VIII aC, os gregos já têm sido capazes de se instalarem no território do sul do Tirreno e Jônico, incluindo Salento Lecce. Depois foi a Roma que ainda podemos ver os restos de suas ruas, seus aquedutos, seus canais de drenagem, água, esgoto, e especialmente por seu trabalho de colonização.

No período mais próspero de Roma, a população da Itália que não exceda, em toda a probabilidade, de 10-12 milhões antes do final da República Romana, estavam em decadência grega e etrusca territórios, com planícies costeiras invadidas pela malária e paludismo .

Desde o final do terceiro século A. D. acelerou o processo caracterizado pelo abandono das terras já cultivadas, a extensão da vegetação cultivada e transformada em floresta e pastos, mas o mais alarmante para o sistema relacionadas com o transtorno da água, como todos nós sabemos que a "praia" no flagelo da malária . Naquela época a cidade entrou em decadência e parou o comércio com as campanhas. Nada é estável, após a recuperação e cultivo da terra, havia, então, decretou que o abandono, como poderia acontecer hoje, assumiu a dominação da natureza sobre o trabalho do homem que à custa de duros esforços e graças ao seu gênio tinha aproveitado a se curvar às suas necessidades.

Para entender melhor o que significa tornar-se terra seca e aráveis inundadas ou o que significa para drenar um pântano só acho exemplo extremo de recuperação de terras que foi construída no século XIII pelos holandeses que lutaram contra o mar de roubar mais de 7 mil quilômetros quadrados (km ²) de terra.

Não esquecer o que era antes do Salento Lecce Recuperação é melhor para fixar o olhar sobre o que ele escreveu Salerni no final de '700 ", espanto Reca vendo os miseráveis e famintos, os habitantes de uma das mais belas da terra. Fronteiras da terra de Bari para Otranto, desapareceram todos os traços da civilização ... ... as pessoas estão expostas a

efeitos lenta, mas inevitável, febre dos pântanos ... ... .. muito grande, que enchem o ar com vapores pestilentos, para que todos os jovens tropeçam, pálido e magro, com a vida para não mais de sessenta anos. Otranto, de longe, a saúde do ar para sorrir de volta, novamente, depois do Santuário de Leuca, a desolação da mefítico ".

Aqui é como representar os viajantes Terra d'Otranto e economistas no final de 1700.

Seria realmente uma tarefa hercúlea para narrar as experiências das mais significativas territorial Salento Lecce contando as escolhas feitas. A desordem da terra é evidente, mesmo hoje, e danos de inundações chuvas de novembro do ano passado de 2010.

Para superar esta situação que os custos de vidas humanas é também necessário definir, juntamente com o staikolders principal, as partes interessadas, ou seja, ações, projetos e programas úteis, precisava escrever melhor, para permitir a recuperação de Salento, Lecce interpretar plenamente o papel insubstituível das instituições na conservação e manejo da terra no cuidado e uso múltiplo dos recursos hídricos, em apoio ao desenvolvimento da produção agrícola e alimentar Made Lecce Salento que pode e deve ser alcançado através do reforço da fase de organização e planejamento. O ramo da Recuperação de Terra Consórcios del Salento Lecce, suas funções relativas à drenagem, proteção do solo, conservação e valorização dos recursos hídricos, preservação da paisagem, em conformidade com os princípios comunitários de desenvolvimento sustentável e gestão dos recursos naturais, competências adquiridas através da experiência prática desenvolvida por um consórcio de Recuperação na gestão de mais de 200 000 ecossistemas agrícolas são ferramentas nas mãos dos cidadãos para assegurar a gestão e exploração do território que só desta forma o desenvolvimento sustentável tão almejado.



* Engenheiro Agrônomo



Bibliografia

S. Lenzi, conservação do solo, gestão da água e desenvolvimento sustentável: o papel da

recuperação no âmbito da autonomia e das reformas institucionais, Bolonha, Labelab, 2001.

S. Lenzi, orientações e critérios para uma reconsideração do papel da recuperação de terra, irrigação e Cooperativas, Roma, 05 de junho de 2003.

Cosima Piscopo, a classe rural na Terra d'Otranto nas seis primeiras décadas do século XIX. (Tese)

Nessun commento:

Posta un commento