O grão de bico (Cicer arietinum L.) del Salento Lecce
Antonio Bruno *
O aumento do cultivo de grão de bico
Houve um aumento no cultivo Lecce Salento de grão de bico. Esta planta é altamente resistente à aridez porque vertical do sistema radicular bem desenvolvido, que pode atingir e ultrapassar um metro de profundidade e um pequeno número de raízes secundárias.
Ele também tem uma actividade de fixação do azoto atmosférico, projetado de modo que possa fixar nitrogênio em uma quantidade que varia entre 67 e 141 kg por hectare.
"O Ciceri e tria"
Existe um trio de comédia do sexo feminino feito em Lecce, Salento "e O Ciceri tria". Três mulheres que foram conquistados por Zelig etapa do público italiano.
Mas quais são as "Ciceri e Tria"?
É um prato de macarrão e grão de bico. Vamos ver quais são os ingredientes. Há massas, que é regularmente cozido e depois há o macarrão que é frito (o Tria), bem como grão de bico.
O "Tria"
O "Tria" é derivado do "itrya" árabe que é uma espécie de mistura de farinha, fritos e seque-o para que possa ser transportado do interior para o deserto onde a comida teria sido difícil.
Origem da Cece
A Cece não existe na natureza, mas cultivada. Provavelmente vem reticulatum Cicer Ladiz. e echinospermum Cicer Davis, formas selvagens do género Cicer, distribuídos em partes do sudeste da Turquia. A palavra é etrusca Kiker ou judeu, e chamou para a forma Cicer semente que se assemelha a uma cabeça de carneiro. A região é o lar para a Ásia Ocidental a partir de onde se espalhou para a Índia, a África ea Europa, nos tempos antigos: ele era conhecido pelos antigos egípcios, gregos e judeus. É sido cozinhado e comido pelos nossos ancestrais, mas os árabes nos ensinaram a adicionar a massa frita com a massa que faz deste um prato saboroso do Salento, em Lecce.
O Muro Leccese Cece Preto
Esse recurso tem origem em uma variedade de grão de Cassano delle Murge, perto de Bari sobre o sucesso da redescoberta do "velho sementes locais, a crescente onda é tanto Cassano Muro Leccese na região de Salento, onde alguns agricultores real seus "guardiões das plantas continuaram a cultivar a planta até que enviamos hoje.
As necessidades
A Cece requer um clima quente e seco, uma pedra calcária de terra solta, ligeiramente úmido, mas não seca. Essa garota é uma variedade muito resistente às adversidades, que nunca é regada, pode resistir ao frio e à seca. É semeado em fevereiro e março. Atenção para o solo no qual a crescer porque o grão de bico a crescer muito bem e é mais fácil de cozinhar em solos pobres de calcário, especialmente a "terra vermelha", o.
Cultivo
Você não deve usar o estrume! Ela promove a ira de grão de bico (Ascochyta rabiei) patógenos que podem atacar tanto para destruir completamente as culturas. A distância de plantio e 30 cm na linha entre uma planta e outra a 50 cm entre linhas. Conselho embeber as sementes em água 48 horas antes do plantio para fazê-lo crescer, é uma semente que tem uma lenta expansão.
Você faz uma única capina e amontoa.
O estudo de Salento, Lecce
No Salento características Lecce Morfofisiologia foram estudados em diferentes estádios de desenvolvimento de crescimento de grão de bico, e os fatores de produção. O ensaio experimental foi conduzido na exploração do "St. Anna" Monteroni (LE), que prevê o plantio de cinco genótipos de grão de bico: Pasha, Cairo, Vizir, o Zollino Sultan.
O ecótipo Sultan mostrou um maior investimento na coleção com um valor de 29,81 plantas por metro quadrado.
A produção média de grãos (13% de umidade), obtido a partir do genótipo Zollino foi 107,77 gramas por metro quadrado, seguido pelo genótipo Pasha com 105,04 gramas por metro quadrado. O genótipo paxá deu o maior peso médio de mil sementes (13% de umidade) foi de 506,6 gramas, seguido pelo vizir encontrado para ter a 509,7 gramas.
Os genótipos testados Zollino Cairo e mostrou um maior número médio de vagens por planta, respectivamente, 15,6 e 13,0 vagens por planta. O genótipo Vizir, foi a inclusão das primeiras vagens têm uma altura média de 25,2 cm cm enquanto que os genótipos paxá do Cairo e da entrada ter sido feita, respectivamente, 23,47 e 23,37 centímetros do chão
O genótipo arientinum sultão de Cícero foi encontrado para expressar, em média, o maior acúmulo de matéria seca (MS), atingindo 43,11 gramas seguido pelo genótipo Zollino com 41,82 gramas.
O (matéria seca) O DM é uma unidade de energia que leva em conta os dados sem a umidade. Os valores do teor de nutrientes nos alimentos pode ser comparado com o mesmo princípio.
Embora o acúmulo de melhor dm em grão foi encontrado para ter o ecótipo registro Zollino por uma média de 18,54 gramas por unidade,
O grão de bico para reanimar a mãe
Os resultados do teste fornecem informações úteis e de grande interesse na possibilidade de incluir a cultura do cultivo de grão de bico no negócio jurídico de Salento, em Lecce.
Isso permite a produção de grão de bico grande escala no país, como nós aprendemos que têm sido observados resultados particularmente interessantes em termos de rendimento granellari com ecótipo Zollino del Salento Lecce associado com um bom tamanho da semente.
Adicione a isso o negro bico Muro Leccese na pele que é muito escuro, mesmo com o molho e cozinhando tende a perder a cor, tornando-se marrom, o interior é "claro que foi utilizado no breu Murge Baresi negros sopa de grão de bico para levantar a mãe da labuta da prática de trabalho em vigor até os anos sessenta, quando a carne foi definitivamente enterrado e substituído legumes.
* Engenheiro Agrônomo (especialista nas áreas urbanas e regionais de diagnóstico intitulado International University Mestrado em Diagnóstico IMD Urbano Regional e Urbano e Territorial Diagnostics).
Bibliografia
Fabio Di Gioia, a preservação eo cultivo de variedades tradicionais de CECE
Ciceri e Tria para Lecce http://www.lineaverde.rai.it/dl/portali/site/puntata/ContentItem-1c9b4b69-6b14-4b19-81e4-c1913bc57662.html
Angelo Fiore, grão de bico: cultura alternativa em áreas do sul
Botânico Laboratório de Botânica Sistemática e ecologia vegetal, legumes del Salento
Henry Pantalelli, grão de bico
Angelo Passalacqua, Murge Cassano Cece Preto
Lombardi DA, S. Marchiori, R. Ave, Brunetti F., M. Capano, Raimo F. Avaliação da fisiológicos e de produção de algumas leguminosas para grão.
Nessun commento:
Posta un commento