giovedì 13 gennaio 2011

O óleo de Salento Gallipoli Lecce à luz, de tecelagem e fabricação de sabão

O óleo de Salento Gallipoli Lecce à luz, de tecelagem e fabricação de sabão


Antonio Bruno *



----------------------------------------

Grava Agrônomo Attilio Biasco: "Gallipoli, embora ele não tinha uma porta, mas uma insegurança esparsas, protegida apenas por uma pedra como o porto de Gallipoli foi construída após a implementação do Decreto 1.840 24 de julho de 1830, tornou-se um importante centro de transferência de óleo que invadiu a cidade não só da Terra d'Otranto, mas também da parte sul do terreno vizinho de Bari.

--------------------------------------



O preço do petróleo e do custo de um dia de trabalho



No Salento Lecce quase todo o petróleo produzido foi usado para a iluminação, para os têxteis e lã, e como todas as gorduras, animal ou vegetal, tratado com sabonetes alcalinos tornam-se, mesmo para aqueles de azeite acontece Da mesma forma, só a partir de sabonetes de azeite são os melhores.

O óleo remanescente de produto alimentar teve um valor económico significativo, de modo que um litro de petróleo em 1914 o custo 1,50 Libras, que também foi o preço de uma diarista.



Azeite e da alternância de produção e de trabalho em anos alternados em usinas



As exportações de Salento Lecce consistiu quase exclusivamente a partir de azeite de oliva que empregou ao longo dos anos no cargo. A consistência do trabalho foi de 8.000 trabalhadores em fábricas que trabalhou de outubro a abril, maio.

Os anos em que a produção era pobre que dizem que são descarregadas, eles foram anos de grande sofrimento para todos, os anos de fome, como evidenciado pelo conhecido provérbio:

"Petra Quannu a nu ggira Marmur, todas as pessoas caíram CAPU vae"

A tradução deste provérbio em dialeto Leccese é que quando a pedra se transforma e se refere às fábricas que as rodas estão girando granito, pedra de esmagamento da azeitona, todas as pessoas que andam com a cabeça inclinou a cabeça para baixo como que, quando ela chora.



A rede rodoviária de Salento, Lecce em 1600 e 1700



Salento Lecce tinha um sistema viário que permitiu a passagem de carruagens puxadas por cavalos para a troca de mercadorias.

Essa dificuldade de transporte e favorecido Gallipoli tornou-se, antes mesmo que ele tinha uma porta real, porque o porto de Gallipoli foi construído após a execução de 1840 do Decreto Real de 24 de julho de 1830, o ponto em que todo o petróleo é concentrada na província de Salento , e um verdadeiro mercado europeu para as empresas de petróleo que foi depositado em tanques capazes escavadas na rocha calcária.

Destes, conforme solicitado, foi tomado diariamente e transferidos para o estrangeiro, em parte para Nápoles e Veneza, motivado em parte pelas usinas e tingir todo o caminho da Inglaterra ou da Rússia, para uso votivas, porque em igrejas e casas, rico ou pobres, foram dias de gravação e de noite, na frente dos ícones.



A demanda para os mercados de petróleo russo Gallipoli



A solicitação por parte dos comerciantes de petróleo russo foi Gallipoli, amarelo claro. Esta preferência dos russos foi determinada pelo fato de que em 800 a província de Terra d'Otranto foi um dos poucos que vendem azeite puro e que "o fanatismo da Rússia não poderia traí-la com lâmpadas de óleo santo" não é puro. "







Na zona de Gallipoli "Canneto feira



As pessoas sempre se reuniram para troca de mercadorias e para tornar o dia de negociação. A Gallipoli durante o ano de 600, 700 e 800 em todo o azeite de oliva era toda a Europa e para ajustar o pregão foi realizado em Gallipoli uma feira anual, a chamada Feira Canneto, a feira será realizada cada ano, de 2 a '08 de julho. Neste show a partir da primeira metade do '700 '800, ocorreu a troca de óleo e outros bens importados e todos os bens durante a feira, não foram submetidas a qualquer forma de impostos. Hoje em Gallipoli é ainda declarou que a feira se tornou uma "Recriação da antiga cerca Canneto justo", que é a exposição e venda de produtos típicos no mesmo lugar, mas a praça em frente à igreja Canneto alinhado com o banco de ensaio ao lado do cais e artisticamente decorado com postes luminosos.



O Gallipoli preços do petróleo sobre as ações de Nápoles



O anúncio sobre a Bolsa de Valores de Diárias de petróleo jorrou Gallipoli Nápoles é a entidade do estoque existente em Gallipoli, e as compras que ocorreram a cada dia do depósito, para limpar, tanto das flutuações dos preços do petróleo a partir de outros mercados.

Um século atrás, a nossa produção de petróleo, tão abundante, em média, 85 000 toneladas anuais, só temia a concorrência do óleo de semente de algodão, o único a minar as relações comerciais secular com Gallipoli Inglaterra e Rússia. estranho destino de ser apenas a concorrência de produtores de algodão Gallipoli sua própria em 1200 cortesia de Frederico II da Suábia.





Os comerciantes da Europa e do Mediterrâneo, em Gallipoli



Muitos comerciantes italianos e estrangeiros (principalmente Francês e Inglês) entrou na cidade jônica, eles compraram o óleo da azeitona ou do fabricante, e deve vendê-lo.

Gallipoli foi tão importante neste negócio que tinham direito de controle sobre o preço de mercado e até 1923 abrigou o Vice Consulado de muitos países europeus: Áustria, Dinamarca, França, Inglaterra, o Império Otomano (Turquia), os Países Baixos, Portugal, Prússia, Rússia , Espanha, Suécia e Noruega.

A exportação de petróleo florescimento de muitas nações européias são adquiridos, por outro lado, a chegada de mercadorias no valor de Gallipoli e heterogêneo: os artigos da América, os fabricantes de Inglaterra, França e Alemanha, peixes salgados e secos, madeira Veneza Trieste e Fiume, cortinas, sanduíches, sucatas, cera, vidro, cristal, vinhos estrangeiros, cuoja, queijo, manteiga, limpeza a seco.





* Engenheiro Agrônomo (especialista nas áreas urbanas e regionais de diagnóstico intitulado International University Mestrado em Diagnóstico IMD Urbano Regional e Urbano e Territorial Diagnostics).





Bibliografia



Attilio Biasco, Olive Salento através dos tempos - Roma: Tip. agricultores, de 1937. - 16 p. : Illinois , 28 cm.

Tommaso Fiore, uma população de formigas

Domenico De Rossi, uma história econômica de Salento: uvas para vinho e azeite deixou de Gallipoli para destinos distantes

Trigilia Giuseppe Gaetano, é como perguntar por que escolher as uvas para fazer vinho!

Antonella MARGARET, Gallipoli celebra Nossa Senhora dos juncos.

Nessun commento:

Posta un commento