sabato 15 gennaio 2011

O fogo de sarmentos (brotos) para Focara Novoli del Salento Lecce

O fogo de sarmentos (brotos) para Focara Novoli del Salento Lecce


Anthony Bruno



-----------------------------------------

"O Focara de Santo Antônio", que acontece todos os anos em Novoli del Salento Lecce 16-18 janeiro, registrou 80-100 mil visitantes. Em especial, em três dias Novoles 2008, o fluxo estimado de internações foi de 80.000 em 2009 para 100 mil e 95 mil em 2010. O valor para 2010 foi maior porque a festa foi realizada no fim de semana, então previsível que a mesma coisa vai acontecer este ano. Para nós, para não perder nada, domingo, 16 de janeiro, 2010, no tipo quadrado Schipa, depois de ligar o Focara, haverá um grupo de Milanese musical "Elio e le Storie Tese. O prefeito de Novoli Vetrugno disse: "A fogueira que ilumina a noite Novoles é o sinal de identidade de um povo e um território. O caminho religioso a partir do qual começamos se transformou em uma rota turística de excelência, particularmente valioso porque sazonalmente ajustado e ligado à qualidade do território e seus produtos. O peregrino, dedicada ao santo, tornou-se um turista enogastronomia e cultura popular. " Mas é assim que as coisas realmente são?

------------------------------------------





As origens da Focara Novoli



A Novoli ninguém sabe quando é começou a juntar em volta do fogo. Em uma nota no site da pró Novoli lê:

"A primeira fonte escrita remonta a 1893, no mesmo ano," O Jornal da Apúlia ", aponta que o fogo, por causa da chuva viesse. Segundo algumas fontes, em 1905, uma forte nevasca clareamento fogueira na véspera da festa. O estudante de tradições populares FD'Elia, num ensaio de 1912, fala de sua construção como "um rito antigo." No entanto, o mesmo D'Elia não escreve como velho, nem quanto tempo não há necessidade de voltar



O Sudeste Focara criado por um veneziano?



Sempre o Pro Loco de Novoli escreve em comunicado: "A Origem das Focara ea questão controversa entre os estudiosos. Parece que você não remontam ao século XV, quando houve a presença de Veneza em Novoli que estava no negócio da produção local de vinho, azeite e do algodão, e dirigiu um centro de criação de cavalos (A Escola de Equitação). "

A presença dos comerciantes de Veneza, em Lecce, ainda está ocorrendo, porque em Salento Lecce também construíram suas mansões, entre todos, lembro-me do assento feito em Lecce na Piazza Sant'Oronzo em 1592.

Claro que sabemos que, por 1546 a propriedade de Novoli desfrutado de um período de esplendor sob a Casa de Mattei, que construiu o palácio de barão e várias igrejas, incluindo a Igreja de Santo Antônio Abade.



O Nordeste Foghera Fulco Pratesi



Pergunto-me com grande interesse e, em seguida, ler estas palavras de Fulco Pratesi me lembrar que é jornalista, ambientalista, ilustrador e político italiano, fundador do WWF na Itália, onde ele agora é presidente de honra:

"É claro que sabemos que no Sul acender fogueiras na praia a noite antes da Assunção (15 de agosto) e de oportunidade para bailes, jantares, mergulhos noturnos coletiva.

Em 'Nordeste da Itália, especialmente no Veneto e Friuli Venezia Giulia, fogueiras são acesas na noite, em vez da Epifania, entre 5 e 06 de janeiro. Esta é uma tradição muito antiga: ainda antes dos romanos, os gentios estavam reunidos, desta forma, após o solstício de inverno (21 de dezembro), quando os dias ficam mais longos para se recuperar, para invocar a benevolência de Belenos (Celtic deus do fogo e luz solar) e para afastar as más influências. A tradição destes grande fogueira, não foi abolida pelo cristianismo e entrou para este dia ... ...

Em todos os casos os incêndios (em dialeto "Foghera ',' Pignarul ',' fugarisse ',' focaraccio ') são usadas principalmente para a festa, para tentar adivinhar, as mudanças na fumaça e faíscas, como será o ano só começou com vinho quente e de festa (vinho quente temperado com canela e cravo) e "compasso" típicos (farinha, milho, pinhões, figos secos e passas). "

O artigo de Fulvio Pratesi suporta a hipótese de que os recém-chegados Focara Novoli de Veneza! Você não acha?



O Focara eu estava fazendo para a habitação pública em San Cesario di Lecce



"Mrs. Asche DDO nni tai PE lla Focara?" (Tradução Senhora nos dá um pouco "de madeira para fazer uma fogueira agradável?). Eu era um garotinho com calças curtas e com meus companheiros de brincadeiras, todas as "ruas" regular, batendo nas portas das casas. Além de "trick or trick" de memória com suas anglo-saxónica do Halloween, nós fizemos piada no frio, organizando o seu fim através de uma bela Focara (Beacon).

Todos os envolvidos com os pés machucados no frio "Carisch Asche" (tradução: o transporte da madeira), que no acumulado no campo que não foi plantada na frente do distrito de "Case Ina" (agora chamado de 167, como se fosse um carro da Alfa Romeo). Dependendo da generosidade do senhor "do Focara" tornou-se mais ou menos elevado. O trabalho dos nossos filhos eram entretidos pelas teorias construtiva de fazer alto e estável da Pira e 'ansiedade esperando.

Todas as pessoas no "Caso INA, que haviam contribuído para a sua madeira, que a manifestação esplêndida de energia e luz, aproximou-se da fogueira, aquecendo-se e dizem coisas que não tinham maneira de saber até então.

Pessoas que não costuma freqüentar, tive a oportunidade de conversar, trocar carícias que comunicada, causando admiração e curiosidade.

Um xale sobre os ombros das mulheres e do braseiro na mão ... que o cobre não dura muito tempo, o bronze vai durar mais tempo .... Os paletes e .... "Cuidado para não queimar", que o fogo queima, para colocar na panela e adicionar uma segunda vez o "carvão" derivada da casca de amêndoa, ou carvão.

Todas as "CASO INA" ao redor do fogo, independentemente da idade, sexo, classe social e religião. Todos têm o direito perto do fogo, todo mundo é atraído por essa fogueira insuflável que ilumina e aquece o coração da emoção.



A Focara para se aproximar de casa



E se hoje eu estivesse em algum lugar do mundo e quero um gosto "do cheiro de Salento, Lecce? Talvez no auge da nostalgia, eu tentei convencer os índios a construir uma fogueira, para sentir o calor da minha casa, longe como eu, em algum lugar do mundo.

comércios que Venetian vinhos Novoli, então eu acho de mim. Faz um bom negócio, comprei o vinho de Salento, Lecce e embarcar em Brindisi e San Cataldo, 500 anos atrás e ele está sempre lá, para não perder o negócio, enquanto Veneza e sua lagoa são terrivelmente longe molhado.

O norte rico leste de 500 anos atrás, que para fazer negócios, estacionados em Lecce e Salento Venetian-nos a construir a sua "sede" e as suas residências e fazê-lo no estilo que eles têm em casa, exatamente o mesmo estilo da República de Veneza!



Uma proposta para o prefeito de Novoli



Muito ninguém mal sabe como chamar esse mercador de Veneza, uma pena que ninguém tenha pego os seus segredos e tem sido transmitida até nós, para saber se ele estava apaixonado por uma bela mulher em Veneza, e sofreu por sua ausência, ou se foi dado a o comércio fora de casa para esquecer um amor que lhe tinha feito sofrer.

Os cidadãos de Novoli del Salento Lecce já não recordo o nome do comércio veneziano que amavam o fogo e cavalos. Perdido para sempre.

Estranho destino para aqueles que descobrir o fogo ou que anunciam o uso. Ninguém se lembra que foi capaz de acender o primeiro fogo e ninguém se lembra quem era o homem de Veneza, que tem elogiado o fogo "do Focara" Novoli que traz riqueza tão grande nesta cidade.

Caro Prefeito Vetrugno visto que a cidade deriva Focara, porque não financiar a pesquisa teve como objetivo esclarecer e, quando a notícia surgiu, que levou à descoberta do nome do comerciante veneziano misteriosa, talvez oferecer a cidadania, dado o grande negócio para todos, de dar-lhe um monumento? Não parece ser o caso?



* Engenheiro Agrônomo (especialista nas áreas urbanas e regionais de diagnóstico intitulado International University Mestrado em Diagnóstico IMD Urbano Regional e Urbano e Territorial Diagnostics).





Bibliografia

O Novoli Focara http://www.cisonostato.it/italia/puglia/3, 26,13 / viaggi/la-focara-di-novoli/2369/1.html

Fulco Pratesi, A Fogueira da Epifania: você sabe por que queimar a bruxa?

Antonio Bruno, um fogo para iluminar a virada curioso sobre as emoções e aquecer os corações. http://www.freeonline.org/articoli/com/cs-48645/Un_fuoco_per_illuminare_la_curiosit_accendere_le_emozioni_e_scaldare_i_cuori

http://www.iltaccoditalia.info/public/files/focara2011_scheda%% 20artisti_16 20gennaio.doc

Nessun commento:

Posta un commento