giovedì 30 dicembre 2010

Giacinto Donno, Magister do passado, uma lição para o futuro!

Giacinto Donno, Magister do passado, uma lição para o futuro!


Antonio Bruno *



Os olivais italiano é estimada em 150 milhões de árvores espalhados por uma área de mais de 1 milhão de hectares. Puglia possui o maior número de fazendas de oliva, de fato há mais de 267mila. Os esforços, criatividade e sacrifício destes homens e mulheres são mais do que 222mila toneladas de petróleo, quase uma tonelada, em média, para a empresa, que responde por 37% da produção nacional de azeite. As percentagens são o resultado de uma média baseada em ISTAT e ISMEA na campanha do petróleo de 2002-2008.

Para fazer isso de petróleo leva a água depois de estar em contacto ou com as azeitonas, torna-se "A água de resíduos dos lagares de azeite", que sempre foram um problema ambiental importante para a indústria de moagem, que na Itália podem chegar a 6.000 unidades e representam um problema para a nossa região porque mais da metade das águas residuais dos lagares de azeite está concentrada na região de Puglia.

Eu atendo muitas conferências onde profissionais empresários agrícolas ficou animado em uma choradeira e lamentações comovente e apaixonante na qual eles são declarados vítimas das regras absurdas que se relacionam com a água de vegetação se tornou um problema, dizem eles, não estava lá antes, e isso é foram colocadas, apenas recentemente, por desconhecidos "sabotadores" do sector petrolífero.

É por isso que eu escrevo o que se torna mais importante porque eu tenho de ler com atenção para um estudo publicado em 1930 pelo prof tarde. Giacinto mulher que trabalhou antes em "Instituto de culturas arbóreas, Faculdade de Agronomia da Universidade Real de Nápoles, que dirigiu o Instituto de cultivo de espécies arbóreas na Faculdade de Agricultura, Universidade de Bari, até início dos anos 80 século passado e que tive a honra de ter como Presidente da Comissão que apoiaram o abandono escolar exame em 1976, o Técnico Agrícola já distante "Instituto Giovanni empréstimo de Lecce.

Prof Giacinto Donno, referindo-se às águas residuais, ela escreve que eles também eram chamados de água ou lama do inferno e que representavam um verdadeiro desperdício que não pode ser "impunemente" derramado ou nos arredores da cidade e muito menos em solos cultivadas.

Você pulou certo? Como podem os professores distinguem as mulheres em 1930, tem escrito em preto e branco que você tem algum, por assim dizer, "conseqüências punitivas" se você derramar a água vegetal nos campos? Profissionais e todos os agricultores que dizem que a água vegetal de lagares de azeite não representam qualquer problema, talvez de uma nave espacial aterrou de algum planeta remoto do universo onde as coisas são assim tão diferentes?

Mas continuamos a ler a nota em 1930 pelo prof. Giacinto mulher que escreve da tentativa do professor. Richard Ciusa Universidade de Bari para utilizar os resíduos, assim que define o prof. Donno, por seu conteúdo de açúcar, que poderia dar o álcool 3%. Na mesma nota, eu li que o prof. Ciusa calculou que a quantidade de água na vegetação foi quintais 5milioni a partir do qual você pode obter 150 mil litros de álcool para uso como combustível. Em suma, a proposta era usar a vegetação das águas residuais dos lagares de azeite para extrair o álcool que era para servir como combustível.

O Professor. As mulheres que já leu parte da questão de saber se para obter este retirado do álcool lodo era economicamente viável.

E a pergunta surgiu porque em um cálculo feito em 1929 pelo Departamento de Engenharia da Fazenda Bari tinha tomado em consideração apenas os custos de transporte das águas residuais das fábricas de óleo como as únicas despesas que deveriam ter sido para obter o apoio do lodo «álcool.

Prof Donno desafios principalmente porque este cálculo não inclui a presença de recipientes que contenham essas águas que estavam então fermentados. Citando o professor. Negros em Bolonha, que havia identificado a água de vegetação de Saccharomyces, prof. Ela lembra que a fermentação pode ser conseguido através de uma temperatura mínima é de 18 ° C.

Desde a prensagem das azeitonas ocorre no inverno, o prof. Donno observa que, para o processo de fermentação solicitado pelo prof. Ciusa há a necessidade de um número suficiente de recipientes, mas que seria adequado para a fermentação ocorra.

Prof Donna tem feito mais, tentou colocar em prática o que foi afirmado pelo Prof Ciusa de Bari, em 1929, observando as águas residuais provenientes de um lagar de Corigliano d'Otranto Salento Lecce saiu para descansar em um local bem reparado.

A observação do professor Donno começou a 17 de dezembro de 1929 e funcionou por 19 dias até 08 de janeiro de 1930. Nestes dias, excepto para os dois primeiros, a temperatura nunca chegou ao mínimo necessário de 18 ° C para a fermentação.

Em seguida, o prof. Donna assumiu em fevereiro de 1930 amostras a serem analisadas com o saldo de destilação Westphal 200 cubos cm e Varant recebendo um teor alcoólico de 0,20% para 0,91% e um teor de açúcar, 3,56% para 4,76 %.

Prof Donno observa que o processo de fermentação não foi feito tendo em vista o fato de que, se tivesse ocorrido normalmente, você poderia ter obtido uma quantidade de álcool em relação à quantidade de açúcar através de um processo de fermentação, como é conhecido, é concluída em um ou dois dias.

Mas assim como no caso do vinho pobre em açúcar, para esta recusa é que o álcool pode ser obtido a partir dos formulários inscritos de bactérias e muito facilmente oxidado em ácido acético.

Esse fato, de acordo com o prof. Donno, não confundir a esperança de obter por esta rejeição do prof ACOL. Ciusa escreve sem custos de tal forma que os limites de custo-efetividade que se comprometeu.

Eu não espalha em outras considerações feitas nessa nota do prof. Donno, mas é realmente emocionante que o nosso conterrâneo, que nasceu e cresceu em Novoli del Salento Lecce, que foi realizado na Universidade de Nápoles, e continuou a fazer investigação na Faculdade de Agricultura de Bari, através da observação e tentativa de reproduzir um processo que anuncia os resultados, tem impedido o erro do dinheiro fácil, o investimento a informar os agricultores Professional 1930.

Esperamos que os agricultores profissionalismo dos nossos dias que tiveram a sorte de ler estas palavras, entender isto!

Desejamos que você sabe que a formação dos Médicos de Agronomia e Doutores da silvicultura é direcionado para fazer isso para evitar que a crença, de boca em boca e tão fácil como inferências improvável ou idéias de não especificado "especialistas no assunto" ou Solons melhor que "eu Eu faço tudo sozinho, eu sei que eu tenho mais prático do que você que você estudou "fazer chegar o resultado do incumprimento por desperdiçar as economias de todos aqueles que tomam na produção de alimentos.



* Engenheiro Agrônomo (especialista nas áreas urbanas e regionais de diagnóstico intitulado International University Mestrado em Diagnóstico IMD Urbano Regional e Urbano e Territorial Diagnostics).





Bibliografia



Giacinto Donno, observações e considerações sobre a flora da água de vegetação verde-oliva. Portici 1930

E. De Bellis, resíduos de destilação e do problema do combustível doméstico. Bari 1929

R. Ciusa, D. Massimeo, A. Mangini, sobre a utilização da água de vegetação a partir de azeitonas. Zymologica jornal, Química de Colóides e açúcar. Vol. IV n. Bolonha 1-2 Ano 1929

R. Ciusa, D. Massimeo, A. Mangini, óleo de álcool. Propaganda Agricola Bari N. 9-1929

Gazzetta del Mezzogiorno Ano 1929-24 de Fevereiro, e 15 de março, 2 - 22 - 30 maio - 12 junho

Nessun commento:

Posta un commento