giovedì 23 dicembre 2010

A região de Puglia ameaça do carste águas subterrâneas profundas de Salento, Lecce

A região de Puglia ameaça do carste águas subterrâneas profundas de Salento, Lecce


Antonio Bruno *



"A água é o caminho verdadeiro e único da vida. Sem ela, ele simplesmente não é possível garantir a vida ", Philip Ball, H2O Uma Biografia da água, 1999

-------------------------------

No projecto de orçamento da Região da Puglia nos artigos 24, 25 e 26 está prevista a anistia de poços ilegais, se esta proposta tornou-se lei na região de Puglia seria colocar em risco o aqüífero cárstico profundo é o recurso hídrico mais importante do Lecce Salento. Neste trabalho as razões para o total, absoluto e discordância em causa a Ordem dos Médicos de Agronomia e de Engenharia Florestal Médicos da Província de Lecce anistia indiscriminada aos poços de Salento, em Lecce.

------------------------------



No projecto de orçamento da Região da Puglia nos artigos 24, 25 e 26 está prevista a anistia de poços ilegais. A Ordem dos Médicos de Agronomia e de Engenharia Florestal Médicos da Província de Lecce 23 de dezembro de 2010 escreveu ao Presidente da Região de Puglia Nichi Vendola Hon, vereador para o vereador da Agricultura, Meio Ambiente, vereador das obras públicas eo presidente do Conselho Regional de expressar o absoluto, total e preocupado com a dissidência, pois acreditam que o seu conteúdo é particularmente prejudicial para a terra, meio ambiente e agricultura, com efeitos negativos sobre a saúde do consumidor.

Tudo isso porque a aprovação desses itens está colocando em risco um grande reservatório de água do aqüífero cárstico chamado profunda SALENTO Leccese que permite que milhares de turistas de todo o mundo reunem-se Gallipoli e Otranto, de viver em um espaço agradável e sugestivo para vender os seus habitantes a 4.000 euros por metro quadrado de apartamentos para turistas de todo o mundo e constituem uma fonte de renda e riqueza para o povo de Salento, em Lecce. Esta área de Otranto de Gallipoli cobrindo parte do Salento é definido pelos estudiosos muito suscetíveis à desertificação.

No entanto, repetidamente, o mundo científico lançou o grito de socorro às instituições que mostram que na região de Puglia, apenas 7% da região não é "afectados pelo risco do deserto, enquanto 93% e" medianamente sensível (47,7%) e muito sensíveis (45,6%) para a área de Gargano e grande parte da zona costeira, especialmente na faixa que vai de Otranto de Gallipoli cobrindo parte do Salento. Como a Ordem de Lecce teria esperado que a região de Puglia pôr em prática um plano de financiamento por capítulos de anti-desertificação da protecção dos solos, a gestão sustentável dos recursos hídricos, reduzindo a atividade de "reajustamento das terras produtivas e de medidas transversais.

Tudo isso porque todos sabem que a Província de Lecce é rica em água, graças ao aqüífero calcário, que favorece o acúmulo de enormes recursos no subsolo. Mas, o resultado mesmo tempo, é que a riqueza das águas subterrâneas é afectada por um uso indevido do recurso em si, na verdade, na província de Lecce, até poucos anos atrás, havia 70 mil POÇOS DE APROVADOS E NÓS NÃO SEI quantos existem outros que não são AUTORIZAÇÃO. Como eu escrevi a exploração das águas subterrâneas de Salento, em Lecce é caracterizada pela retirada excessiva e não planejadas e poluição pontual e propagação de diversas origens (urbana, agrícola, industrial). O orçamento de 2011 da Região da Puglia iria agravar a situação já precária pela anistia de poços ilegais, através da adopção dos artigos 24, 25 e 26 da Lei de Finanças da Região de Puglia, em 2011.

A conseqüência direta desta decisão será uma retirada excessiva de água subterrânea ímpios levará a uma nova descida das águas subterrâneas, que por sua vez pode produzir mudanças no ambiente. Essas alterações são o aprofundamento do que já está acontecendo, na verdade, a comunidade científica tem repetidamente denunciado que você está testando a retirada de águas superficiais poluídas em aqüíferos profundos não estão contaminados e que perto da costa já levou à recolha de águas marinhas causando a salinização das águas subterrâneas.

Bem, iria intervir na região de Puglia na gestão de poços na região de Salento Lecce, que poderia ser mais que o dobro do que 70 mil notificados na análise final, a contribuição negativa para a exploração de recursos hídricos para o fenômeno da desertificação é a mais ligada à forma gestão dos recursos e aos seus aspectos quantitativos e por esta razão que poderíamos ter esperado que a Ordem foi confiada a gestão técnica do Consórcio de Recuperação que tenham experiência que vem de conhecimento passado de geração em geração pelos pioneiros da irrigação e de especialistas no domínio da utilização sustentável dos recursos hídricos do aqüífero cárstico do Lecce Salento.

E 'apenas como lidar com a solução que propôs várias vezes para parar a proliferação descontrolada de bombeamento de ambos os 70 mil poços particulares e aqueles declarados ilegais na província de Lecce, mas é certamente um benefício para todos os poços de Apúlia.

Por estas razões, a Ordem dos Médicos de Agronomia e Médicos de Florestas da província de Lecce pediu ao Vendola governador ser removidos imediatamente pela Lei do Orçamento da Região de Puglia, em 2011 os artigos 24, 25 e 26 (ou não listado, mas o seu objeto).

O problema da desertificação como um processo irreversível que resulta em uma perda ou destruição do potencial biológico dos solos, exige uma gestão dos recursos hídricos de forma mais sensata, juntamente com a necessidade de tornar ambientalmente padrões sonoros de desenvolvimento social e econômico.

No Salento Lecce o problema da desertificação está intimamente ligada com a de salsificazione águas subterrâneas (Ghassemi et al., 1995), causada dall'ingressione água do mar sobre o continente como resultado de uma ampla e descontrolada de bombeamento que será mais grave após a anistia indiscriminada proposto pela Região de Puglia.



* Engenheiro Agrônomo





Bibliografia



Beatrice Riganti, Salento em seca

Marco Delle Rose, Michele De Marco, Antonio Federico, Corrado Fidelibus, Gaetano Interior, Walter Orgiano, jogador Alberto: Estudo preliminar sobre o risco de desertificação na área cárstica de Lecce.

Nicola Lopez, Sciannamblo Donato, Valentina Spizzico, Pugliese vulnerabilidade intrínseca do aquífero costeiro avaliada por SINTACS modelo paramétrico alterado

Cotecchia V., M. Daurù, PP Limões, D. Mitolo, M. argumentativo, a avaliação integrada da vulnerabilidade dos aquíferos. O julgamento na amostra de Corigliano em Salento.

Rossella Cataldo, Stefano Margiotta, Leo George, O desenvolvimento de um mapa de vulnerabilidade de aqüíferos profundos de uma área do sul do Salento é caracterizada por carste superficial e profunda

O. Lattarulo, Português I, M. Vurro, V.M. Perrino, a evolução da poluição por intrusão de sal nell'acquifero Murgia

Nessun commento:

Posta un commento