venerdì 17 dicembre 2010

Os produtos orgânicos de Salento Lecce são mais saborosos e nutritivos?

Os produtos orgânicos de Salento Lecce são mais saborosos e nutritivos?


Antonio Bruno *



--------------------------

Nos últimos anos, em Itália e em geral em todos os países ocidentais, tem havido uma profunda mudança na relação entre produção e consumo de alimentos. As dimensões estruturais e do potencial qualitativo da agricultura orgânica no Lecce Salento são, por muitos anos, um fenômeno de absoluta importância a nível nacional. Neste trabalho, algumas observações sobre a biologia de contribuir para a clareza e consciência de tudo o que tem de refletir sobre o nascimento de um Lecce, em via Foscarini número 16 de "Campagna Amica Place," o mercado dos agricultores primeiro eo primeiro exemplo de venda direta realizada em Salento Lecce.

--------------------------



Se olharmos para o mercado que você vai ver que eles vendem produtos de ótima obtida pelo cultivo de uma forma natural, mas há pouca folha com 12 estrelas, que é o símbolo para os produtos orgânicos. Por quê? Mas a burocracia, na realidade, o procedimento a ser seguido para obter a certificação de produtos orgânicos é muito complexo.

Em um artigo publicado pelo semanário Expresso mostra a conclusão de um estudo do American Journal of Clinical Nutrition afirma que a falta de dados para dizer que existe uma relação entre os alimentos orgânicos e saúde. Flavio pesquisador all'Inran Paoletti que o Instituto Nacional de Pesquisa sobre Alimentação e Nutrição é difícil fazer comparações entre produtos orgânicos e produtos que usam produtos químicos sintéticos, porque há poucos estudos disponíveis.

Há uma forte demanda por produtos agrícolas não são contaminados por pesticidas e produzidos sem o uso de fertilizantes químicos. Quero dizer que há mais pessoas que querem comer a cultivar produtos agrícolas usando apenas substâncias naturais que o agricultor planta.

O agricultor deve certificar-se de usar substâncias naturais e, portanto, seu produto será vendido em um mercado que vale 3 milhões de euros em Itália, 13 na Europa e 37 no mundo!

Caro para produzir agricultor orgânico você acha? Algumas estimativas dizem que para a produção de azeite biológico, você deve gastar 20 a 30 por cento mais, mas pelo menos você poderia vender o seu produto o dobro conseguido através de substâncias químicas.

Mas não é certo que em todos os aspectos se dizer que deve haver produtos químicos? Você compraria uma salsicha sem produtos químicos, conservantes ou sem? Eu não! Não corra o risco de botulismo ou intoxicação alimentar provocada pela ingestão da toxina pré-formada graves presentes em alimento contaminado.

De acordo com Dario Bressanini autor de "pão e mentiras" não há nenhuma diferença intrínseca entre o natural eo sintético. Ele explica, dizendo que contém manjericão Metileeugenolo jovem que é um cancerígeno humano e os 21 agentes cancerígenos café agradável ou carcinogéneos suspeitados.

Ainda de acordo com Dario Bressanini pesquisa sobre a agricultura biológica no estado que não libera substâncias tóxicas para o ambiente e, portanto, tem o efeito de ter um ambiente mais saudável, há maior biodiversidade. O mesmo autor argumenta que, devido à produção de um campo de tomate com os padrões orgânicos é menor que o obtido por técnicas convencionais para atingir a mesma produção, precisamos de mais terra.

Mas sempre Dario Bressanini evidência científica mostra que o produto orgânico tem mais nutrientes e é mais saudável do que a obtida usando produtos químicos sintéticos.

Bem de acordo com o autor da folha com as doze estrelas é apenas uma ferramenta de marketing, mas tem o efeito de proteger nosso meio ambiente.

Dario Bressanini em seu relatório para Fórum XXII de plantas medicinais nos últimos dias, em Bari, ele queria falar sobre o assassino invisível, do monóxido de dihidrogênio ou MODH. Agora que é uma substância perigosa. É um solvente industrial, é encontrada nas células tumorais de pacientes terminais é o principal componente da chuva ácida, contribui para a erosão dos solos e paisagens naturais, penetra no aqüífero.

monóxido de dihidrogênio é usado na produção de energia nuclear na adulteração de alimentos (presunto vinho), contribui para o efeito estufa e causam milhares de mortes todos os anos!

Eu era capaz de difundir essa verdade deve nos tornar conscientes do perigo. Attiviamoci para nos proteger e aos nossos filhos.

A região de Puglia no Boletim Oficial da Região Puglia - Não 190, de 2009/11/26 tinha posto a concurso para apoiar a comercialização e venda de produtos biológicos e que estes dias foram publicadas as listas das pessoas admitidas. Espero que esta nota ajuda a chamar a atenção para o fundo de nós e que este aviso serve para dizer muito claramente que na região de Salento Lecce crescer organicamente, ou seja, a partir de substâncias naturais e não sintéticos, substâncias menos tóxicas são liberadas para o ambiente e então tem o efeito de ter um ambiente mais saudável e alcançar uma maior biodiversidade. Mas um azeite extra-virgem de oliva é nutritiva e saborosa, é nutritiva e saborosa do que a de produtos sintéticos utilizados: a única diferença não é pouca coisa que prejudica o meio ambiente! Nós compramos produtos biológicos está ajudando a preservar e proteger o nosso ambiente, que é de 99% da paisagem rural.

Neste contexto nasceu em Lecce, "Amica Campagna Place", no mercado os primeiros agricultores "eo primeiro exemplo de venda directa, realizada em Lecce, Salento.

"Campagna Amica Place" é Foscarini em número de 16 em Lecce (perto do Cinema Santa Lúcia), a partir de segunda-feira, 20 de dezembro (abertura às 18h30), você pode comprar todos os dias (segunda a sábado, 8-13 e de 16 a 20) dezenas de produtos da terra do Salento, Lecce, tudo em estrita Km 0.

Os preços são o dobro de bio preços normais, mas os preços dos produtos vendidos por meio de Foscarini, o número 16 será 30% menor do que aqueles fornecidos pelo serviço "SMS Defesa do Consumidor do Ministério da Agricultura.

Entendeu? Todos nós temos essas qualidades, o gosto, e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente "salvar", mas há pouca folha com 12 estrelas, que é o símbolo para os produtos orgânicos. Você será capaz de comprar, vinhos, produtos vegetais, vinagre, azeite, orgânico ou convencional, queijos, lacticínios, carnes frescas, salsichas, vegetais enlatados e alimentos industrializados, macarrão, pão e produtos de padaria, vegetais e mel. Tudo feito em Salento Lecce.

O diretor de vendas é responsável pela cooperativa "Agricultura de Nova Geração" de Marte a partir de Salento Lecce, membro da cooperativa de alimentos da Liga, enquanto outras empresas estarão presentes na loja: Gaia srl, Agricola Agostini, Murgina A Fazenda, Fazenda Padula Salice Salentino adega cooperativa. Estou realmente cheio de significado e sentido, as palavras do presidente do Coldiretti Lecce, Pantaleo Dot: "Tudo isso vai para a criação de todo um sector da agricultura e todos os italianos por 'Friendly Country Place' nós satisfazer as necessidades dos consumidores que tinham. solicitou insistentemente que o dia de abertura do mercado dos fazendeiros ', que ajuda as famílias a fazer as despesas do agregado da economia, ao mesmo tempo garantir a autenticidade e frescor do produto por meio de controladas e controladas.

Desta forma, o Salento levará a uma alimentação saudável e saborosa, ao mesmo tempo e pode efetivamente apoiar a economia local. "

Emilio também satisfeito Saracino, presidente da Nova Geração Cooperativa Agrícola: "Para as empresas locais de venda direta é uma grande oportunidade, porque isso significa voltar-se para um mercado local, onde a meta de produção, com certeza Ao mesmo tempo, podemos melhorar a nossa tipicidade, as leguminosas. óleos, a partir do molho de tomate, ajudando-os a redescobrir o Salento bom, sabores saudáveis do passado. "

Estaremos todos na cerimônia de inauguração na segunda-feira, 20 dezembro às 18h30, e haverá instituições, incluindo o Conselheiro Regional da Agricultura, Stephen Dario, o presidente da província, Gabellone Antonio, Vereador da agricultura da província Frank Pace, o prefeito de Lecce, Perrone Paolo, vereadores e Attilio Luigi Monosi Coclite, o Presidente da Câmara de Comércio, Alfredo Prete, em seguida, os representantes dos grupos de consumidores e, claro, todos os parceiros que apoiaram o projeto. Também durante a noite vai oferecer uma degustação de produtos típicos. Não assumir compromissos para segunda-feira!





* Engenheiro Agrônomo





Bibliografia



Tiziana Moriconi, o que comem - L'Espresso 2010/12/22

Dario Bressanini, ética e comunicação da verdade científica - Bari XXII Fórum de plantas medicinais

Boletim Oficial da Região Puglia - Não 190, de 2009/11/26, o apoio à comercialização e venda de produtos orgânicos - aviso para a selecção dos projectos

venda direta para os produtos "made in Salento '

http://www.iltaccoditalia.info/sito/index-a.asp?id=13561

Nascimento de mercado os primeiros agricultores "estável", Campagna Amica Place "http://www.frisella.it/index.php?option=com_content&view=article&id=6634:nasce-il-primo-farmers-market-stabile-punto-campagna- amigos & catid = 54: os eventos-de Salento & Itemid = 45

Nessun commento:

Posta un commento