sabato 27 novembre 2010

"Mugnuli 'del Salento Lecce, você vê-los, amá-los, comê-los e conservá-lo!

"Mugnuli 'del Salento Lecce, você vê-los, amá-los, comê-los e conservá-lo!


Antonio Bruno *

-------------------------------------

"Mugnuli" são um inferno de brócolis Salento Lecce, que cresce espontaneamente e é cultivada o tempo todo. Nós comemos só em Salento Lecce, é saboroso e autêntico e bom para a saúde, porque eles estão presentes neste vegetal "natureza", substâncias cuja ingestão pode prevenir certos tipos de câncer do trato digestivo.

--------------------------------------

Salento Lecce sempre foi considerado um reservatório de biodiversidade, germoplasma, há mais aqui do que em outras partes da península italiana, porque é um Biogeografia ZIP entre o Oriente eo Ocidente.

Quer uma prova? As espécies vegetais presentes na Itália, são 7050, 2076 e em Puglia, ouvir, ouvir, somos o único SALENTO 1.400 espécies de plantas que são dois terços da flora da Puglia 1 / 3 da flora de toda a península italiana. A este respeito, o vice-prefeito para os recursos agrícolas da Região da Puglia, Salento Lecce Dario Stephen preparou um projecto de lei para a protecção da biodiversidade que estou certo que será muito útil para Salento Lecce.

Entre as espécies de plantas de interesse agrícola de Salento, em Lecce é um brócolis que eu adoro, chamado "Mugnuli", no plural. Como se diz? Quer saber como se diz no singular? Não há, e não olhe assim! O singular de "Mugnuli" não existe, porque nenhuma mulher deste país pediu para comprar apenas uma unidade deste vegetal delicioso! Se eles compram tantas plantas Mugnuli e é por isso que quando você vai para o agricultor ou o mercado, estão sendo convidados a comprar um quilo ou dois quilos ou mais "Mugnuli!

As diferentes variedades de Brassica são cultivadas em Itália B. oleracea L. var. botrytis L. (Couve-flor) e var. italica convar (brócolis).

No Salento Lecce neste brócolis também é chamado de "costelas Lecce", "spuriàtu", "Enfeites", "pòeru càulu" e "moradores Caulfield"

Este brócolis tem uma maior capacidade para suportar a adversidade de forma a ser definida mais rústica que outras variedades e, finalmente, também uma certa diversidade de morfologia que os brotos de brócolis outros, na verdade, a inflorescência é menor e menos compacto, as flores individuais de costelas Lecce são brancos, cada vez maiores brácteas florais de brócolis.

Seu sabor é mais adocicado e aromático do que qualquer outra de repolho e é por isso que eu estou ficando louco.

Isso foi mencionado por apenas ocasionalmente Calzecchi-Onesti, em 1954 e em 1993, enquanto Massie têm escrito extensivamente G. Lagoas, F. Martignano, V. Falco, S. Cifarelli em 2005.

A verdade é que, como sempre, é cultivado no Lecce Salento este legume delicioso, mas que é quase inédito e no resto da Puglia, em Itália!

Seria necessário um estudo genético para determinar se eles são ancestrais de brotos Mugnuli Brócolis ou se constituem um desenvolvimento paralelo.

Os chefes do Laboratório de Botânica Sistemática e Ecologia Vegetal - Departamento de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia da Universidade de Salento encontrado em "Mugnuli" a presença de indóis e por esta razão que comer este vegetal é atingido prevenindo certos tipos de câncer típico do sistema digestivo . Mas o mais interessante é que as mulheres que amamentam a criança, Mugnuli consumir, produzir mais leite! Grande parte do leite para as crianças se a alimentação da mãe sobre Mugnuli. Mas o que significa a palavra Mugnuli?

Eu estou sempre intrigado com as palavras, por seu sentido e eu agradeço a tentativa do prof. Armando Polito para explicar o significado de "Mugnuli. Entre os muitos significados propostos pelo prof. Polito Fiquei muito impressionado o significado de "caprichos", já que a palavra "Mugnuli. Isso significava que você poderia restabelecer a antiga crença de que aqueles que tinham visivelmente cabelo ondulado estava cheio de desejos misteriosos pungente. Em suma, uma vez que a palavra deriva da palavra e capricho cabeça do ouriço palavra, e observando que a forma do vegetal se assemelha a uma cabeça cacheada, isso permitiu que a fantasia do prof. Armando Polito para assumir um uso metafórico do nome do vegetal.

No entanto, o "Mugnuli" pode ser distinguido em Salento Lecce pelo menos três ecótipos: praecox, e entre os sorotipos mais importantes. O primeiro é chamado de "mugnulettu", desenvolve conteúdo e é cultivado em solos leves, sua produção é precoce, limitado, mas as características organolépticas agradáveis, por isso é muito procurada pelos fãs como eu deste vegetal.

As raças e os sorotipos principais, têm um maior desenvolvimento, em particular os sorotipos isso e ainda mais tarde, são cultivadas em solos pesados, frescos e férteis. As plantas são crespos e um verde vívido.

Estamos apenas no momento certo para aproveitar este vegetal maravilhoso que está disponível a partir de meados de novembro-março-abril. As últimas costelas Lecce chegam a tempo para a Missa de São José, preparada em homenagem ao santo em 19 de março.

Depois de cortar a cabeça principal Mugnuli (a corimbo) crescem muitos pequenos itens que podem ser cortadas a partir da mesma planta para 1 ou 2 meses, o tempo depende da quantidade de água disponível para a planta.

Se você tivesse o desejo de cultivar em seu jardim é bem produzido um primeiro transplante de mudas em canteiros, a semeadura deve ser feita a 20-25 dias antes do transplante. Quando em meados de Julho ou meados de Outubro, como as plantas atingem uma altura de 10-20 cm, o transplante, os agricultores costumam usar plantios escalonados para estender o período de produção. A fecundação ocorre na fase de 2-4 folhas. Temos de lutar contra as larvas de insetos e roedores, como gosta de mim Mugnuli.

O transplante é realizado em um solo bem trabalhado, fertilizada com 7-8 q / ha de adubo ternário

e exemplo 11-22-16. As árvores devem ser colocadas a uma distância dentro da linha de 40-50 cm e 80-100 cm entre linhas, dependendo do tipo de meios mecânicos disponíveis. Intervém com sulfato de amônio por duas vezes após o primeiro transplante, ea segunda durante a formação do texto principal.

I "Mugnuli" como já dissemos as plantas são mais resistentes a estresses bióticos de couve outros (Brassica spp.) Representada pela borboleta da couve (Pieris brassicae L.), o besouro pulgas (Epitrix sp.) Problemas e o cultivo de caracóis "Mugnuli "especialmente quando as plantas são muito jovens, ainda que a maior resistência", Mugnuli "tem danos menores em comparação com repolho.

A coisa que eu mais gosto é que os herbicidas não são utilizados no cultivo de "Mugnuli", porque os campos não são muito grandes e são produtos Mugnuli para uso familiar e os pequenos mercados locais.

Alguns fazendeiros deixam as árvores "Mugnuli" por muitos anos, só que a qualidade da colheita se deteriora com o passar dos anos.

Uma nota final diz respeito à dispersão de sementes Mugnuli por causa do vento quando eles caem em outros solos crescer como uma planta selvagem de Salento, em Lecce.



* Engenheiro Agrônomo



Bibliografia



Dra. Rita Receber o Jardim Botânico da Universidade de Lecce - Seminário no Instituto Pedagógico de Maglie (LE)

Jardim Botânico - Laboratório de Botânica Sistemática e Ecologia Vegetal - Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Salento - Salento Legumes

G. Lagoas, F. Martignano, V. Falco, S. Cifarelli, T. e K. Gladis Hammer: "Mugnoli": uma raça esquecida da Brassica oleracea L. de Salento (Itália)

Armando Polito: http://spigolaturesalentine.wordpress.com/2010/10/16/cavoli-a-merenda/ repolho

"Salento Sapori", produzido pela Câmara de Comércio de Lecce, Salento Publishing, Junho de 2007

ECalzecchi-Onesti A. 1954. Cavolbroccolo. In: REDA (ed.), Enciclopédia da Agricultura italiano, Vol. II. Roma, pp.403-404.

Gladis Th e K. Hammer 2003. Die-Brassica oleracea-Gruppe. Schriften sex, 69 pp

M. Gustafsson, C. Gómez-Campo e P. Perrino 1986.

Germoplasma de conservação das espécies silvestres do Mediterrâneo Brassica. Relatório da Explorações na Sardenha, Córsega, França, Espanha e Grã-Bretanha em 1986.

K. Hammer, KNU pffer · H., G. Lagos e P. Perrino 1992.

Sementes do passado. Um catálogo de germoplasma da cultura no sul da Itália e Sicília. Germoplasma do Instituto de C.N.R. (Ed.). Bari, Itália, pp II 173.

Poças G., K. Hammer, G. Olita e P. Perrino 1993. Coleta de hortaliças em Basilicata, Itália. FAO / Genet Plant CIRF. Resour. Newslett. 96: 35-37.

I. Massie 1993. Relatório de Pesquisa sobre a viagem à Itália e ao analisar a variação genética e erosão genética da couve-flor Ecogeogreaphic e Culturas brócolis e semente para coletar amostras. Pesquisas Hortícolas International (ed.). Wellesbourne, Warwick, no Reino Unido.

Perrino P, Pignone D. Hammer e K. 1992. A ocorrência de um Brassica selvagens do grupo oleracea (2n = 18), na Calábria (Itália). Euphytica 59 (2-3): 99-101.

Nessun commento:

Posta un commento