domenica 28 novembre 2010

Por que o azeite extra-virgem é o "alimento-droga"

Por que o azeite extra-virgem é o "alimento-droga"


Anthony Bruno

------------------------------

Sábado, 27 de novembro de 2010 no belo cenário dos estábulos do castelo Galão Tricase Dr. Stefania Leoa, nutricionista, biólogo fez um relatório sobre "Os aspectos 'azeite, nutrição e saúde." Nesta nota a notícia interessante, que temos aprendido

------------------------------





Vou Tricase del Salento Lecce porque no Castelo ou o Palácio do evento final dos Príncipes FOREMA Galão de vozes ", os olhares, gostos rotas Rural e Marinho do Sul entre o Salento.

A idéia do projeto foi a redescoberta e reconstrução do Salento, na Tricase específicos e Castro, e os dois municípios têm sido historicamente caracterizada por atividades rurais e marinhas. O projeto ganhou uma compreensão mais profunda dos ambientes como uma teia de cultura material e simbólica, o "museu vivo" verdadeira história completa de produtos e depósito de suas tradições, costumes e criações artísticas. A busca de itens de provas e escavou em profundidade as atividades que tradicionalmente caracteriza Tricase e Castro.

A atenção centrou-se em histórias, histórias de vida, narrativas de lugar.

Eu gosto de estar no mesmo prédio que foi construído em 1661 por Stefano Gallone II, o príncipe primeiro Tricase que queria fazer um monte de salas para cada dia do ano e um quarto chamado de "o trono", 24,30 x 11 metros, 70, grande o suficiente para conter mais de um milhar de pessoas.

Na noite de 27 de novembro nos estábulos do castelo eu participei de um workshop intitulado "Conhecimento de sabores: o universo do azeite. Saúde e qualidade de testes de sabor. "

Nesta circunstância, não podia apreciar Dr. Stefania Leoa, Biólogo nutricionista que fez um relatório sobre "Os aspectos 'azeite, nutrição e saúde."

Yeah! Porque é que sempre que comemos azeite, mas muitas vezes não concordo que nós sabemos o que estamos comendo. O azeite é composto essencialmente de 98% de triglicerídeos, que são o grupo mais importante da gordura dietética. Os restantes 02/01% é a parte do "insaponificável" representado por "componentes menores", mas muito importantes substâncias nutritivas, pertencentes a várias classes, tais como esteróis, esqualeno, álcoois fenóis, polifenóis, alifáticos e triterpeno, clorofila, vitaminas A, D, E, K. Você não sabe? Você não sabia que havia tantas substâncias no óleo de oliva que você come todos os dias!

Seu valor calórico é muito alto, de facto, 100 gramas de azeite contendo 100 900 quilocalorias (kcal). Mas em azeite de oliva, há duas substâncias, o ácido lineola ω-6 e ácido α-linolênico que ω-3 são gorduras, chamados essenciais porque não podem ser sintetizados pelo corpo humano e, portanto, deve ser introduzida através do 'poder.

O ácido oléico é a gordura encontrada na maioria das membranas das células humanas, assim

ácido oléico feito com azeite e absorvido após a digestão, é utilizado para a síntese de membranas biológicas para dar-lhes mais fluido.

A proporção de ácido linoleico / ácido linolênico no óleo de oliva em vez é na mesma proporção do leite.

A ingestão desses ácidos graxos é importante durante a gravidez e os primeiros dias de vida para o desenvolvimento do tecido nervoso do feto e recém-nascidos.

Dr. Stefania Leone explicou que em termos de digestibilidade do óleo de oliva é o melhor entre os óleos e acrescentou que as propriedades curativas do óleo de oliva são conhecidas desde tempos antigos, e isso razão era considerado um meio de substâncias entre o alimento ea medicina. A fragrância especial atribuída aos alimentos com azeite de oliva e seus componentes mais comida saborosa, agradável e atraente. Isso contribui para estímulos secretores ativar o sistema digestivo, promovendo uma melhor digestão e do metabolismo e uma excelente tolerância gástrica e intestinal.

Azeite para a presença de ácido oléico em particular, reduz a secreção de ácido clorídrico (HCl), protegendo a mucosa gástrica, melhora o esvaziamento da vesícula biliar, impedindo o cálculo produz uma menor atividade secretora do pâncreas, facilita a "absorção das vitaminas lipossolúveis e cálcio, exerce um efeito laxante, especialmente com o estômago vazio e

mantém os níveis baixos de colesterol LDL, elevando os níveis de colesterol HDL. Você sabe como é bom faz você comer azeite genuíno?

Dr. Stefania Leoa continuou seu interessante relatório afirmando que o azeite de oliva na presença de antioxidantes e pela presença de ácidos graxos monoinsaturados, parece ser adequado para o cozimento e fritura de alimentos. Os antioxidantes presentes no azeite de oliva reduz a formação de radicais livres durante a fritura e cozimento dos alimentos

Além disso, o azeite tem um ponto de fumaça de 210 ° C, maior que os óleos vegetais mais comumente utilizados (palma e coco) e margarina e manteiga, e todos sabemos que quando a fumaça do óleo deve ser mudado, pois é tóxico! Acroleína (propenal ou mesmo 2-2-propeno-1-ale ou acrilaldeído) é tóxico para o fígado e irritar a mucosa gástrica, que é produzida por desidratação de glicerina, uma reação que ocorre durante a fritura para além do ponto fumaça de óleo usado.

Dr. Stefania Leone falou também dos componentes menores do azeite. Embora presente em pequenas quantidades (2%), representam elementos importantes da funcionais e nutracêuticos. Como se diz? Você não sabe o que significa "nutacetica importância? Olha, não há nada de errado e agora você escrever que eu quero dizer. Refere-se ao estudo de alimentos que têm efeitos benéficos na saúde humana. Os nutracêuticos também são chamados alimentos funcionais, produtos farmacêuticos ou farmalimenti alimentos. Um nutracêutico é um alimento-droga "ou um alimento saudável que os componentes nutricionais associados com características seleccionadas, tais como el'ipoallergenicità alta digestibilidade, as propriedades curativas de ingredientes ativos naturais extraídos de plantas com comprovada e com eficácia comprovada. Em azeite de oliva são: esqualeno, compostos fenólicos, acididiidrossifeniletanolo, cumárico, quercetina, lignanas, carotenóides, tocoferóis, catequinas, álcoois triterpênicos e fitosteróis. Como se diz? Você não tinha idéia de engolir todas essas palavras que parecem mesmo as palavras?

Mas estou certo de que você nunca soube que estes compostos são vitais para a saúde da pessoa por sua ação antioxidante, vasoprotetores, anticoagulantes, anti-inflamatórios antitumorais e anti-alérgicos. Você entende agora a importância? Esqualeno, assim chamado porque ele foi isolado pela primeira vez no fígado dos tubarões, no intestino resultados na formação de β-sitosterol, uma substância capaz de inibir a absorção de colesterol.

Sua ação antioxidante é ligeiramente menor do que β-caroteno.

Vitaminas A e jogar a vitamina E sobre a ação, um importante papel como antioxidantes no metabolismo lipídico e celular.

Dr. Stefania Leoa, assim, disse que os antioxidantes presentes no azeite são importantes para a prevenção do envelhecimento celular, o aparecimento de doenças graves, como a doença aterosclerótica, câncer de mama, próstata, cólon, pele e até mesmo diabetes.

A vitamina D, também solúvel em gordura, que permite uma boa absorção de cálcio no intestino, elemento útil para a idade de desenvolvimento para os ossos e prevenir a osteoporose em idosos.

Além disso, o consumo regular de azeite tem um papel contra o declínio cognitivo observado durante o envelhecimento.

O papel de proteção tem sido atribuída ao equilíbrio entre o conteúdo de ácidos graxos essenciais e monoinsaturados (constituintes da membrana neuronal e sináptica) e também para o alto consumo de antioxidantes, tocoferóis e polifenóis.

Finalmente, o Dr. Stefania Leone declarou que desde que o envelhecimento está associado a um declínio da função fisiológica e na redução da absorção digestiva das vitaminas e minerais, azeite extra-virgem, deve ser recomendado na dieta do idoso por sua alta digestibilidade e sua capacidade de facilitar a digestão como um todo.

A última coisa: isso é válido apenas para o óleo de oliva extra virgem e genuína!

Nessun commento:

Posta un commento